Copa do Brasil 2025: veja quem está fora e como está briga por vagas
- japamm
- 1 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Corinthians está lista de times que ainda lutam para obter uma vaga, mas a chance é remota, caso consiga dar um bom salto na tabela do Brasileiro e contar com ajuda de rivais; entenda

A Copa do Brasil 2025, que reúne 92 clubes de todo o país, sofrerá um baque com a ausência de 19 equipes das Séries A, B e C. Entre os times tradicionais ameaçados de ficar de fora, o Corinthians, tricampeão e semifinalista da edição atual, é o único da Série A na berlinda. A ausência de tantos clubes, especialmente os mais populares, poderá impactar o brilho da competição.
Ainda não conseguiram vaga na Copa do Brasil 2025:
Série A:
Corinthians
Série B:
Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta
Série C:
ABC, Ferroviária, São Bernardo, Ypiranga-RS, Figueirense, Floresta-CE, Ferroviário-CE, São José-RS, Londrina e Volta Redonda
Apesar do cenário desfavorável, alguns desses clubes ainda têm chances de assegurar uma vaga na Copa do Brasil de 2025, inclusive o Corinthians. A definição dos participantes brasileiros na Libertadores pode abrir espaço para esses times, assim como o título da Série B, em um efeito cascata. Além disso, há estados que dão uma vaga a campeões de taças locais.
O que o Corinthians precisa para jogar a Copa do Brasil 2025?
O Corinthians é o caso mais emblemático entre os times sem vaga na Copa do Brasil. O clube paulista não conseguiu a classificação pelo Campeonato Paulista e caiu na semifinal da Copa Sul-Americana diante do Racing, que era sua última esperança de classificação direta, já que o campeão entra na Libertadores.
A Copa do Brasil reserva de sete a nove vagas para os clubes participantes da Libertadores. Caso sejam só sete brasileiros no torneio continental, os dois classificados restantes saem pelo Brasileirão.
Atualmente, a possibilidade de classificação pelo Campeonato Brasileiro para a Copa do Brasil de 2025 é remota, pois o Timão ocupa a 15ª posição na tabela, com uma distância significativa do G-6.
Para garantir sua participação na Copa do Brasil 2025, o Corinthians precisaria assegurar sua vaga na Libertadores, exigindo inicialmente uma das seis primeiras posições no Campeonato Brasileiro ou torcer por uma improvável combinação de resultados, aliada à sua escalada na tabela da Série A.
Há a possibilidade de o G-6 ser ampliado para G-8, se Botafogo e Flamengo vencerem a Libertadores e a Copa do Brasil, respectivamente, com o Rubro-negro terminando no G-7. Ou se somente um dos dois times cariocas vencer, e o Cruzeiro ganhar a Sul-Americana, terminando a Série A entre os sete primeiros.
Nessa situação, o Corinthians ainda teria que tirar os nove pontos de vantagem e passar o Cruzeiro, que atualmente ocupa a oitava posição. Uma última possibilidade seria um G-9, no caso de Botafogo, Flamengo e Cruzeiro serem campeões. Assim, se a Raposa terminar em oitavo no Brasileiro, o nono colocado fica com uma vaga.
Quem ainda pode alcançar a Copa do Brasil 2025?
ABC: Se o Rio Grande do Norte ultrapassar o Maranhão no ranking de federações estaduais da CBF, o ABC ganha a vaga.
São Bernardo e Ponte Preta: Dependem da classificação de outros times paulistas para a Libertadores ou do Santos ser campeão da Série B.
Mirassol: Pode garantir a vaga caso conquiste o título da Série B.
Avaí e Chapecoense: Para o Avaí, a chance surge caso o Criciúma se classifique para a Libertadores. Já a Chapecoense fica com a vaga se vencer a Copa Santa Catarina.
Ypiranga-RS e São José-RS: Na disputa da semifinal da Taça Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O campeão fica com a vaga. O São José tem outra chance caso Grêmio e Internacional se classifiquem para a Libertadores.
Floresta-CE e Ferroviário-CE: Competem pela Taça Fares Lopes. Apenas o campeão se classifica.
Santa Cruz: Pode herdar uma vaga caso o Sport seja campeão da Série B.
Comentários